quinta-feira, 25 de março de 2010

Ei! O quê é que há, velhinho?!

Olá, povo da cozinha!

Como os dias passam... Nem parece que faz quase três meses desde o último post. É, que vergonha.

Dessa vez, vamos tentar algo novo, além do tradicional arroz com feijão (e nem ensinei como fazer feijão do meu jeito). Vamos fazer bolos! De cenoura! Na unha, assim como vovó fazia.

1. Ingredientes


Como eu só sabia que bolo se faz com farinha, ovos e leite, fiquei na dúvida sobre onde enfiar a cenoura (ui!), então consultei a vovó Google para perguntar como fazer. Encontrei duas receitas para me guiar (Nestlé e Tudo Gostoso), cortando o processo de tentativa e erro, já que eu não tinha tantos ingredientes assim para ficar usando.


Meu Macbook serviu muito bem como livro de receitas

Opcional: Para ficar com um gosto bem forte de cenoura, ao invés de duas ou três, utilizei 4 cenouras. O chocolate usado foi o da receita Nestlé, e o restante dos ingredientes, conforme o outro site.

2. Modo de Preparo


A Massa



Como qualquer criança, sujar-se faz parte de toda a diversão. Então juntamos esforços minha namorada (blog da RubraRosa), minha sobrinha e eu, e colocamos a mão na massa.


As cenouras foram raladas com faca, e todas as misturas batidas à mão. Acho que não ficou tudo tão homogêneo como se fosse com uma batedeira ou liquidificador, mas o tque rústico do bolo foi um detalhe que fez a diferença.

Detalhe para a caneca Illuminati, que na ausência de xícaras, fez bem o papel. Claro que uma caneca não é uma xícara, então bom senso na hora de mensurar os ingredientes!


Um truque que eu aprendi com a mãe de uma amiga, que fazia bolos comercialmente, foi o de peneirar a farinha e tirar algumas bolinhas que aparecem, acho que por causa da umidade.







O fermento bem distribuído, ao invés de jogar de uma vez no meio da mistura toda, proporciona um bom crescimento.








A Cobertura


Aqui não teve muito jeito. segui estritamente a receita porque sei que qualquer errinho, a coisa desanda.



3. Resultado Final


E no fim, esse é o bolo quase pronto.



Alguns detalhes precisam ser observados:


  • Compre um ralador antes de tentar fazer isso na faca. Cansa muito e não aproveitamos toda a cenoura.

  • Saiba de antemão onde vai colocar o bolo pra não ficar correndo feito barata tonta procurando.

  • E sempre, sempre veja se o bolo assou completamente. O truque do palito parece simples, mas não é. Deve ter algum truque ninja aí porque as mulheres conseguem fazer isso de olhos fechados.


Pelo menos, apesar da primeira vez e dos erros, o negócio ficou bom, e não durou nem um dia (tudo bem que com fome...), nem mandou ninguém ao hospital. Fico até tranquilo para tentar de novo.



Boa sorte para todos!

Dumal, o tatu boleiro!

domingo, 3 de janeiro de 2010

2010!

Ei, povo!

O ano novo chegou e o blog está mais parecendo tartaruga cozinhando que um tatu...

Os últimos dois meses foram pesados e uma vez resolvidos os problemas, as atenções não precisam mais ficar em apenas um ponto. Logo, voltando ao teclado!

E falando em teclado, outro hobby que tenho é tecnologia. Gadgets, cultura geek, e experiências!! E com um novo brinquedinho eu começarei a escrever também sobre as novas experiências de uma vida além do Windows.

Tudo bem, não sou um novato em sistemas operacionais, e nem pretendo falar para novatos também. As coisas serão mais fáceis do que da primeira vez que liguei um computador e não sabia sequer onde apontar a seta primeiro... Eu disse seta? Verdade seja dita, sou do tempo que para fazer qualquer coisa tínhamos que digitar.

Então, entre uma conversa e outra sobre cozinha, ou navegando no mundo mac, a gente vai por esse novo ano cheio de surpresas, como nunca antes na história desse país!

Abraços e um 2010 com muita coisa boa!

Dumal