quinta-feira, 25 de março de 2010

Ei! O quê é que há, velhinho?!

Olá, povo da cozinha!

Como os dias passam... Nem parece que faz quase três meses desde o último post. É, que vergonha.

Dessa vez, vamos tentar algo novo, além do tradicional arroz com feijão (e nem ensinei como fazer feijão do meu jeito). Vamos fazer bolos! De cenoura! Na unha, assim como vovó fazia.

1. Ingredientes


Como eu só sabia que bolo se faz com farinha, ovos e leite, fiquei na dúvida sobre onde enfiar a cenoura (ui!), então consultei a vovó Google para perguntar como fazer. Encontrei duas receitas para me guiar (Nestlé e Tudo Gostoso), cortando o processo de tentativa e erro, já que eu não tinha tantos ingredientes assim para ficar usando.


Meu Macbook serviu muito bem como livro de receitas

Opcional: Para ficar com um gosto bem forte de cenoura, ao invés de duas ou três, utilizei 4 cenouras. O chocolate usado foi o da receita Nestlé, e o restante dos ingredientes, conforme o outro site.

2. Modo de Preparo


A Massa



Como qualquer criança, sujar-se faz parte de toda a diversão. Então juntamos esforços minha namorada (blog da RubraRosa), minha sobrinha e eu, e colocamos a mão na massa.


As cenouras foram raladas com faca, e todas as misturas batidas à mão. Acho que não ficou tudo tão homogêneo como se fosse com uma batedeira ou liquidificador, mas o tque rústico do bolo foi um detalhe que fez a diferença.

Detalhe para a caneca Illuminati, que na ausência de xícaras, fez bem o papel. Claro que uma caneca não é uma xícara, então bom senso na hora de mensurar os ingredientes!


Um truque que eu aprendi com a mãe de uma amiga, que fazia bolos comercialmente, foi o de peneirar a farinha e tirar algumas bolinhas que aparecem, acho que por causa da umidade.







O fermento bem distribuído, ao invés de jogar de uma vez no meio da mistura toda, proporciona um bom crescimento.








A Cobertura


Aqui não teve muito jeito. segui estritamente a receita porque sei que qualquer errinho, a coisa desanda.



3. Resultado Final


E no fim, esse é o bolo quase pronto.



Alguns detalhes precisam ser observados:


  • Compre um ralador antes de tentar fazer isso na faca. Cansa muito e não aproveitamos toda a cenoura.

  • Saiba de antemão onde vai colocar o bolo pra não ficar correndo feito barata tonta procurando.

  • E sempre, sempre veja se o bolo assou completamente. O truque do palito parece simples, mas não é. Deve ter algum truque ninja aí porque as mulheres conseguem fazer isso de olhos fechados.


Pelo menos, apesar da primeira vez e dos erros, o negócio ficou bom, e não durou nem um dia (tudo bem que com fome...), nem mandou ninguém ao hospital. Fico até tranquilo para tentar de novo.



Boa sorte para todos!

Dumal, o tatu boleiro!

3 comentários:

  1. hauhhu mt bom. Eu achei que a parte de baixo meio crua era parte do bolo tipo bolo de fubá cremoso.

    Apenas um comentário, o bolo não ficou com um gosto muito marcante de cenora mas ai já não sei o motivo.

    Henry

    ResponderExcluir
  2. Cade os meus créditos cara-de-mógno? u.u

    Huahuahua...se acharam q era camada cremosa, é porque não ficou ruim! rs Tá vendo, amor? XD
    O bolo ficou muito gostoso! *-* Eu faria mais vezes se fosse você!
    O próximo vai ser um bolo de Fuba Cremoso? ;)

    ResponderExcluir
  3. Oie Elias... como estou em receitas para o casamento rs... aki vai uma receitinha pra vc testar e comer em casa mega bom uahuha

    BEM CASADO

    Ingredientes:
    4 ovos
    4 colheres (de sopa) de açúcar refinado
    150 gramas de fécula de batata
    1 colher (de sopa) de farinha de trigo
    1 colher (de café) de fermento em pó
    1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
    1 colher (de café) de essência de baunilha
    Raspas de um limão

    Modo de preparo:
    Bata os ovos com o açúcar refinado em batedeira bem potente tipo planetária por 10 minutos, ou 18 minutos em batedeira comum. Peneire a fécula, a farinha, o fermento e o bicarbonato. Na mistura de gemas, junte o limão, a essência e os ingredientes peneirados e mexa uma única vez. Coloque a massa do bem-casado com 2 colheres, pingando delicadamente com espaço. Asse em fôrma forrada com papel manteiga em forno 180º por 10 minutos, ou até os bem-casados começarem a dourar nas bordas. Retire do forno. Com a ajuda de uma espátula, retire o bem-casado ainda quente da assadeira e deixe esfriar. Una o bem-casado (dois a dois) com 1 a 2 colheres (de chá) de doce de leite ou creme de ovos, goiabada ou geléia de frutas e passe-os no açúcar de confeiteiro. Se preferir, faça uma pasta rala, com água e o açúcar de confeiteiro ou banhe em calda grossa de açúcar. Embeba o bem-casado e deixe secar.

    Calda: 2 xícaras (de chá) de açúcar para
    1/2 xícara (de chá) de água morna
    Misture o açúcar na água morna. Mergulhe o bem-casado rapidamente e, aos poucos, nessa calda (sempre fora do fogo) e, com a ajuda de um garfo, vire-os para que fiquem molhados por inteiro. Escorra-os no próprio garfo, de encontro à panela, retire-os e coloque-os, de preferência, sobre uma grade para secar. Se for necessário, pingue um pouco de água morna na calda, durante o preparo, para evitar que resseque.

    Recheio Tradicional: O recheio frequente é o leite condensado cozido na própria lata, em panela com água. Cuidado, não abra a lata com o doce ainda quente. Deixe esfriar.
    Outra opção: leite, açúcar, baiunilha e bicarbonato de sódio. Para não pegar ou grudar na panela, usa-se 1 a 2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina culinária, dependendo da quantidade de líquido. Quando elaborado com 1 a 2 litros de leite, o recheio fica pronto em aproximadamente 1 hora. Com 9 a 10 litros, ferve durante 5 a 6 horas.
    Dicas:
    Quando for unir o bem-casado, coloque o recheio na parte que ficou em contato com a assadeira.
    Se preferir, embrulhe o bem-casado em papel celofane, depois em papel manteiga e amarre com laços de fita e pedrinha de cristal ou pérola.

    ResponderExcluir